Direção: Marc Webb
Ano: 2009
Gênero: Romance, Drama, Comédia
Duração: 1h36min
Sinopse: Tom Hansen está em uma reunião com seu chefe, Vance, quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn. Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.

Summer é uma alma livre. Gosta de curtir a vida, mesmo que sozinha, e tem trauma de relacionamentos devido ao conturbado casamento de seus pais que resultou em divórcio. Ela não acredita no amor.
Tom, ao contrário de Summer, é o típico romântico incorrigível. Acredita em almas gêmeas e em todas as outras coisas sobre o amor. 
Em uma bela manhã, suas vidas se cruzam. E ai os dias começam a ser contados.
O filme começa com um trecho de um dos últimos dias do casal juntos e logo muda pra cena onde mostra o primeiro momento em que se conheceram. É assim que a história é contada, em dias alternados. (Não é spoiler saber que Summer e Tom não ficarão juntos, isso é meio óbvio). Em algum momento do filme, talvez, você irá sentir raiva de algum personagem, mas é importante buscar entender suas essências e a bagagem que cada um carrega.
Ao se apaixonar por sua colega de trabalho, Tom cria expectativas em cima dela e de um relacionamento que nem começou e talvez nem pode ser correspondido. 

"Só porque uma garota bonita gosta das mesmas coisas bizarras que você, isso não a torna sua alma gêmea."

Quando Summer descobre que Tom gosta dela, diz achar ele interessante mas não nega que o relacionamento dos dois não passaria de uma amizade. Alguns dias depois, a dona do belo par de olhos azuis aparece na sala de xerox, beija Tom e sai sem dizer nada.Ali começa um relacionamento que eles não dão nome, não marcam data e nem horário. Só flui sem se dar conta da probabilidade de futuras consequências.
Uma das minhas cenas favoritas é quando o casal vai à uma loja de móveis e decoração e começam a fingir que cada ambiente é um espaço de suas casas, como se estivessem brincando de casinha. Nessa cena, Summer deixa claro (de novo) que o envolvimento deles não é um relacionamento porque ela não deseja isso. É apenas um caso, sem pressão.
O problema é que Tom não é o tipo de cara que sabe separar o casual de um compromisso. Ele nunca esteve preparado pra ser apenas um amigo.
O que me deixa irritada na Summer é ela não querer um compromisso mas se deixar envolver com Tom e alimentar o caso como se fosse um namoro. Mas no fim eu entendo o que ela realmente queria. Certeza. Relacionamento concreto. 
O envolvimento acaba do mesmo jeito que começa, sem ninguém perceber que as coisas estão caminhando pra direção errada e dar um ponto final.

"Eu sei que você acha que ela era especial, mas não acho. Eu acho que você está só lembrando das coisas boas. Da próxima vez que olhar pra trás, devia olhar direito."

É gostoso acompanhar o amadurecimentos dos personagens e mesmo não sendo uma história de amor, foi fofo e bonito enquanto durou. 

O filme tem um elenco que não deixa a desejar. Entre eles estão Joseph Gordon-Levitt (Tom Hansen) que já atuou em A Origem, 50% e em 10 coisas que eu odeio em você, Zooey Deschanel (Summer Finn), que atua em New Girl e já participou de Ponte para Terabítia e Sim, Senhor, e Chloe Grace Moretz, que carrega um monte de filmes incríveis na bagagem, dentre eles estão Se eu ficar, Carrie - A Estranha, e vai estar em cartaz com o filme A 5° Onda, dia 21 de janeiro.


Um Comentário

  1. Não conhecia o filme, mas fiquei curiosa :D
    Excelente post!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir