Título: Azul da cor do mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Páginas: 334
Ano: 2014
Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível.Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida.
Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.
Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.                                         Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo.

 Depois de acompanhar a história da Ana na série Simplesmente Ana, fiquei muito curiosa pra ler outros livros da Marina Carvalho e eis que achei esse. De cara já achei a capa muito linda e ela faz uma harmonia enorme com o nome do livro. Mas a história é um pouco decepcionante.
 Apesar de ter uma pegada bem leve, não é um enredo que te prende do início ao fim. E nem é preciso ler spoilers pra saber o desfecho da história, basta ler a sinopse.
 É um clichê mas normalmente isso não me afeta porque amo ler livros assim. A história é morna, não teve nada que fizesse meu coração ficar acelerado durante a leitura.
 Apesar de achar bobo o amor platônico que a personagem principal tem pelo garoto da mochila xadrez mesmo depois de anos, eu me identifiquei com ela em alguns aspectos.
 O que mais gostei do livro foram os personagens. Achei que a autora soube encaixar cada um muito bem de forma que ninguém tivesse seu brilho ofuscado.
 Outra coisa que também adorei é que, como a história é passada dentro da redação da Folha de Minas, no início de cada capítulo sempre tem uma dica de como redigir um texto pra um jornal ou como fazer uma edição por exemplo, achei muito bacana.

"Cada vez mais entendo que o papel do jornalista extrapola a transmissão de notícias. Temos o dever de mostrar a realidade do jeito que ela é, sem subterfúgios."

 Uma curiosidade legal é que a autora, Marina Carvalho, assim como a personagem principal, é formada em Jornalismo pela PUC-Minas.

 Mesmo não gostando da história, acho que vocês deveriam ler e depois vir aqui me contar o que acharam. E quem já leu, me conta se gostou ou não.

Beijos.



2 Comentários

  1. Oii Bruna, depois da minha breve decepção com Fangirl (por ser um livro bem parado) estou tentando ao MÁXIMO fugir de livros mornos kkkkkk, adorei a resenha linda!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Eu não gosto muito desse gênero literário e pelo visto eu não ia gostar muito do livro...
    Seu blog é muito bom, já estou seguindo ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir